03/06/2013

A cerveja na Inglaterra

Todo apreciador de uma boa cerveja sonha em um dia sair de sua terra e ir a Europa visitar um Pub, uma Bierhaus ou uma abadia nos países mais tradicionais na produção da nossa querida breja. Eu, por uma decorrência de fatos, vim parar na Inglaterra (mais especificamente em Manchester), um dos mais tradicionais países cervejeiros.

Não vou me aventurar sobre a história da cerveja na Inglaterra já que sei quase nada sobre esse assunto,  mas reza a lenda que os celtas já produziam cerveja quando os romanos chegaram à ilha britânica, fato que mostra a grande tradição da região.

A cerveja tradicional inglesa é a boa e velha Ale, em suas inúmeras subcategorias. Mas o que é uma ale? Vou tentar explicar aqui brevemente e sem muitas complexidades, já que esse não é o objetivo do post. Basicamente, uma Ale é bem diferente bem diferente das nossas “loiras geladas” brasileiras, a sua fermentação é feita a temperaturas altas, o que acaba criando sabores mais encorpados e complexos que as Lagers em geral. Os tipos de Ales mais populares aqui em Manchester são a Pale Ale (também chamada de Bitter), India Pale Ale (IPA), Golden Ale e Stout, porém não vou me adentrar em cada tipo.

Típico pub inglês.

A boêmia faz parte de Manchester. É muito comum depois de um jornada de trabalho ou estudos – que vai das 08:00 às 17:00 – você se deparar num pub local, no bar da universidade, no centro da cidade ou até mesmo na sua casa com seus housemates para uma cerveja. Se você procura beber o que há de mais tradicional possível, vá para um pub e experimente uma “real ale”, que é quando o ale é levado no barril para finalizar a maturação no porão do pub e é servida com a sua carbonatação natural (delícia!), à temperatura ambiente (que não é a temperatura ambiente de Fortaleza, Teresina, ou mesmo de regiões mais ao sul do Brasil, reforçando) e o bartender tira sua cerveja na munheca!

Exemplo de tap, onde a cerveja é tirada à mão.

Beber na Inglaterra é uma experiência única! Durante os poucos meses que estou aqui tive oportunidade de beber diferentes rótulos e ir a diversos pubs, dos quais queria chamar atenção para dois, caso você venha a Manchester. Primeiro um dos mais tradicionais da cidade (quem sabe até o mais tradicional), o The Old Wellington Inn, qualquer ale lá é uma boa pedida! E segundo, um pub que fica em Salford – por volta de 10 minutos de ônibus do centro de Manchester – chamado The Crescent, pub onde Karl Marx e Frederich Engles tomavam umas e debatiam as teorias do Comunismo.

The Old Wellington Inn.

Agora depois de tanto lenga-lenga chato, vamos ao que importa: quais as minhas ales favoritas!
Minhas recomendações serão basicamente as cinco mais clássicas no mercado inglês, algumas delas são possíveis de se encontrar no Brasil, outras eu não sei...
1 – Fuller’s London Pride, Englsih pale ale. Clássica! Já encontrei em Fortaleza.
2 – Hobgoblin, Ruby ale. Das ales mais comerciais, definitivamente minha favorita.
3 – Young’s Double Chocolate Stout, Sweet stout. Gosta de café e chocolate? Pode ir nela! Existe em Fortaleza.
4 – Old Speckled Hen, English pale ale. Outra clássica. Também tem em Fortaleza
5 – Abbot Ale, English pale ale.

Eis aqui um pouco da minha visão sobre a cerveja e a boêmia na terra do Oasis. É certeza absoluta que vindo para a Inglaterra, você beberá coisa de qualidade. Quaisquer dúvidas e curiosidades é só perguntar. Espero voltar aqui com mais coisas interessantes sobre as famosas English Ales e curiosidades sobre a cultura cervejeira britânica.

CHEERS!!!

Texto escrito pelo amigo Felipe Vitoriano (http://www.facebook.com/felipe.vitoriano)

2 comentários:

COMENTE AQUI E NOS AJUDE A MELHORAR!!!

Seu comentário será moderado e exibido em breve.
Visite-nos também no Facebook: facebook.com/lupulento